Blue Stain vence Prémio Arrisca C

Publicada a 02.03.2015 in .Tecnologia inovadora vai permitir diagnóstico mais rápido das doenças oncológicas.

'

O projeto Blue Stain acaba de vencer o Prémio Arrisca C com a apresentação de uma tecnologia inovadora na área biodigital, que permite um rápido diagnóstico do cancro sem necessidade de processamento de amostras por um laboratório especializado.

O projeto vencedor, da autoria da TargeTalent, propôs-se a apresentar uma tecnologia inovadora que obtém de forma rápida uma coloração citológica, um processo que permite transferir a etapa do processamento das amostras para o consultório médico e eliminar a necessidade do processamento por um laboratório especializado. O diagnóstico é feito através de imagens enviadas digitalmente que permitem a imediata observação e que possibilitam um diagnóstico precoce.

O prémio, que inclui consultoria especializada em diversas áreas de negócio, formação, serviços de incubação de empresas e um valor monetário de 22 500 euros para apoiar à implementação do plano de negócios, foi entregue a Fernando Jorge Neves Ferreira, Paula de Melo Alves, Eduarda Isabel Rodrigues Novais e Hugo Prazeres, autores do projeto.

O prémio de melhor Ideia de Negócio foi entregue à BMHtec – Engineering Solutions, pela criação do primeiro dispositivo completo de fixação externa que permite a estabilização, alongamento e transporte ósseo. A equipa de vencedores é constituída por Miguel Curinha Samarra, Vítor Manuel Maranha Lopes, Maria Augusta Neto e Luís Manuel Ferreira Roseiro.

A categoria de Plano de Negócio atribuiu duas menções honrosas: o projeto Bio Monitor, que pretende resolver problemas associados aos reinternamentos hospitalares, através de um dispositivo biomédico inovador que acompanha a condição de saúde do utilizador em tempo real; e o projeto Bio image Diagnostics, com o desenvolvimento de algoritmos de análise de imagens biomédicas para a melhoria do diagnóstico de doenças através de uma plataforma web.

A menção honrosa na tipologia de Ideia de Negócio foi atribuída ao projeto Distrator Mandibular Automático e dento-ancorado pela criação de um dispositivo que visa promover a distração da mandíbula de forma autónoma, automática e controlada, indicado para doentes que sofrem de hipoplasia mandibular. Ainda na tipologia Ideia de Negócio, na categoria de ensino secundário e técnico profissional, o projeto StillHere saiu vencedor, com um dispositivo que, recorrendo à tecnologiawireless, emite um alerta quando o bebé é deixado dentro da viatura.

A Bluepharma copatrocina o Prémio Arrisca C, seguindo a sua missão de investimento em ID+i, o que determinou o envolvimento por duas vias neste projeto: através do apoio da própria Bluepharma, bem como através da a2b, empresa detida por três administradores da Bluepharma, dedicada a apoiar projetos de base tecnológica em fases seed e start-up.

O prémio Arrisca C visa estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio em torno dos quais se perspetive a criação de novas empresas, através de um concurso onde são apresentadas ideias ou planos de negócio que desejam candidatar-se a fundos, consultoria especializada em diversas áreas de negócio, formação e serviços de incubação de empresas.